LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho

O LTCAT é um documento que descreve, de forma detalhada, todas as suas condições de trabalho. Principalmente as suas atividades especiais. Esse Laudo tornou-se obrigatório para o envio dos arquivos SST ao eSOCIAL.

Descrição
O LTCAT é um documento que descreve, de forma detalhada, todas as suas condições de trabalho. Principalmente as suas atividades especiais.

Em primeiro lugar, quando falamos em atividade especial, o primeiro documento que lembramos é o PPP.  O LTCAT é um documento que contém todas as informações sobre as condições do seu ambiente de trabalho. E o seu objetivo é justamente produzir efeitos previdenciários.

Ou seja: o LTCAT não é feito com o intuito de demonstrar que o salário do colaborar deve ser maior, em razão da exposição a algum agente nocivo. Ele serve, na verdade, para que o colaborador  possa conquistar sua aposentadoria mais cedo e de forma mais vantajosa.

Além disso, é um dos principais Laudos exigidos para o envio ao eSOCIAL.