LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
O LTCAT é um documento que descreve, de forma detalhada, todas as suas condições de trabalho. Principalmente as suas atividades especiais. Esse Laudo tornou-se obrigatório para o envio dos arquivos SST ao eSOCIAL.
Descrição
O LTCAT é um documento que descreve, de forma detalhada, todas as suas condições de trabalho. Principalmente as suas atividades especiais. Em primeiro lugar, quando falamos em atividade especial, o primeiro documento que lembramos é o PPP. O LTCAT é um documento que contém todas as informações sobre as condições do seu ambiente de trabalho. E o seu objetivo é justamente produzir efeitos previdenciários. Ou seja: o LTCAT não é feito com o intuito de demonstrar que o salário do colaborar deve ser maior, em razão da exposição a algum agente nocivo. Ele serve, na verdade, para que o colaborador possa conquistar sua aposentadoria mais cedo e de forma mais vantajosa. Além disso, é um dos principais Laudos exigidos para o envio ao eSOCIAL.